domingo, 8 de novembro de 2009

Santa Teresa de Ávila



Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus) - 15/10 (15 de Outubro)

Com grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser proclamada "Doutora da Igreja": Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus).

Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais.

No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro.

Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!

(A 28 de Março de 2015 celebram-se 500 anos do seu nascimento)
in http://www.youtube.com/watch?v=HCO5znyxbbc
see http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_%C3%81vila

from
http://www.citador.pt/citacoes.php?Textos_Cristaos=Textos_Cristaos&cit=1&op=7&author=1234&firstrec=40
"O nosso corpo tem esta manha: quanto mais o satisfazemos mais necessidades inventa. É mesmo de pasmar! Quanto gosta de ser contentado!"
Fonte: "Santa Teresa de Jesus, Caminho de Perfeição"

"Não há absolutamente nenhuma vantagem em se defender a não ser em certas cincunstâncias em que o silêncio causaria desgosto ou escândalo"
Fonte: "Santa Teresa de Jesus, Caminho de Perfeição"

"É uma grande virtude considerar todos melhores que nós"
Fonte: Não indicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário