domingo, 27 de dezembro de 2009

Fractais - Benoit Mandelbrot


Auguries of Innocence (William Blake)
To see a world in a grain of sand,
And a heaven in a wild flower,
Hold infinity in the palm of your hand,
And eternity in an hour.
in http://www.artofeurope.com/blake/bla3.htm

Ver um mundo num grão de areia,
E um céu numa flor silvestre,
Segurar o infinito na palma da mão,
E a eternidade numa única hora.
+++

Quanto mede a costa da Bretanha? Reflita e desconfie dos dicionários. Qual a forma da montanha ou da nuvem que daqui se avistam? A simplicidade destas perguntas é enganadora. Que podemos dizer para caracterizar as formas criadas pelo caos? O autor desta obra foi o primeiro a descobrir o meio de submeter estas questões à investigação científica e mostrou que existem entre elas afinidades profundas e surpreendentes. Tomando como base determinados objectos, cuja forma é muitíssimo rugosa, porosa ou fragmentada a qualquer escala, objectos a que chamou fractais, Benoît Mandelbrot concebeu, desenvolveu e utilizou uma nova geometria da natureza e do caos, que tem ensinado os sábios - e os outros! - a ver o mundo de uma forma diferente. Este livro reúne dois ensaios, ambos revistos e ampliados pelo autor expressamente para a edição portuguesa. Um deles constituiu a primeira exposição feita sobre geometria fractal, que, sendo já um documento histórico, permanece a introdução de eleição aos objectos fractais. O outro, com que a obra termina, intitula-se "Panorama da linguagem fractal", linguagem que tem tido um impacto poderoso e imprevisto sobre a arte popular e a matemática pura.
Benoit Mandelbrot, formado pela Escola Politécnica e doutor em Ciências matemáticas (Paris), é IBM fellow no IBM Thomas J. Watson Research Center e Abraham Robinson professor of Mathematical Sciences na Universidade de Yale, em Nova Iorque. Os seus trabalhos mereceram-lhe numerosos prémios e medalhas. Pertence à American Academy of Arts and Sciences e à National Academy of Sciences dos EUA.
see http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=100395


Benoît B. Mandelbrot (nascido em Varsóvia, Polônia, 20 de Novembro de 1924) é um matemático francês de origem judaico-polonesa.
O principal trabalho de Mandelbrot foi a proposta de um novo conceito de geometria que ficou conhecida como geometria fractal. O objetivo desse novo conjunto de objetos foi minimizar as lacunas deixadas pela geometria Euclidiana no que diz respeito às formas existentes na natureza. Essa nova família de formas geométricas ficou conhecida como fractais.
in http://pt.wikipedia.org/wiki/Beno%C3%AEt_Mandelbrot


Nenhum comentário:

Postar um comentário