sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mapa Facebook (Paul Butler)

Transformar dados informáticos em imagens esclarecedoras - este é o objectivo de Paul Butler, engenheiro informático integrado no Facebook que concebeu um software capaz de criar visualizações a partir de dados em bruto. Aplicou-o a todas as ligações mundiais do Facebook e obteve este impressionante mapa.
 
A rede social mais bem sucedida do planeta tem mais de 500 milhões de participantes. Paul Butler agarrou nos dados de localização geográfica de cada ultilizador, bem como os dos seus amigos e as suas comunicações, para obter este planisfério.

"Estava interessado em saber como é que a geografia e as fronteiras políticas afectam o local onde as pessoas vivem relativamente aos seus amigos. Queria visualizar quais cidades têm mais amigos entre si", escreve o informático no seu blogue (que pode consultar AQUI).

Neste blogue (em inglês), Paul Butler descreve em pormenor os passos técnicos que o levaram à imagem acima: uma imensa "estrada da informação" iluminada pelas comunicações entre os utilizadores do Facebook, onde muitas fronteiras políticas são bem visíveis.

Além de muitas conclusões sociais e comportamentais que se poderão tirar deste trabalho, uma coisa é certa: Paul Butler conseguiu criar um belo padrão de fundo para o ecrã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário