domingo, 8 de maio de 2011

Santa Madalena de Canossa


Hoje, na missa a que assisti em Barcarena, recordou-se Santa Madalena de Canossa. No final da cerimónia, as Irmãs Canossianas ofereceram aos presentes um panfleto e um postal muito simpático, com uma oração e 3 chocolates. O panfleto, intitulado "A plenitude do Amor", dá a conhecer a sua vida. Procurei a informação deste panfleto na internet mas como não a encontrei, tomo a iniciativa de aqui partilhar o seu conteúdo, com muita gratidão:

"A plenitude do Amor"
Verona - Casa Mãe
Filhas da Caridade Canossianas

Onde Nasce
   Madalena de Canossa dá início à sua obra aos 34 anos, depois de uma longa e dolorosa procura da missão que Deus lhe destinava.
  Nasce em Verona, no dia 1 de Março de 1774, numa família nobre. É a terceira de cinco filhos do Conde Ottavio e da Condesas Szluha.
  Deus guia Madalena por estradas imprevisíveis que ela com esforço e dificuldade procura compreender, desde a morte do pai, ao abandono da mãe, à doença e à incompreensão.
  Aos 17 anos, pensa ser chamada à vida de clausura e por duas vezes faz a experiência  no Carmelo.

Os seus sonhos
  Na sua indefesa actividade e grande responsabilidade familiar, Madalena, encontra tempo para se dedicar à oração, à contemplação do Amor de Cristo na Cruz e de Nossa Senhora das Dores.
  Estimulada pelo Amor imenso de Deus, abre-se ao grito dos pobres famintos de pão, de instrução e de Deus.

As suas realizações
  Em 1808, depois de superar as últimas resistências da parte da sua família, deixa o palácio Canossa para dar início, em Verona, ao que ela interiormente reconhece ser a vontade do Senhor, servir Cristo nos pobres.
  O Amor em Madalena é como o fogo que se espalha cada vez mais e leva-a a abrir o coração às urgentes necessidades de outras cidades como Veneza, Milão, Bérgamo, Trento ...
  E em poucas décadas de anos funda novas casas, novas comunidades, onde as Madres Canossianas, com o mesmo zelo da Fundadora, procuram fazer com que "Jesus seja conhecido e amado". Madalena obtém a aprovação da regra em 1828. Morreu em Verona, assistida pelas primeiras irmãs que com ela iniciaram o Instituto, morre a 10 de Abril de 1835. A 7 de Dezembro de 1941, foi proclamada Beata pelo Papa Pio XII. No dia 2 de Outubro de 1988, é proclamada Santa, pelo Papa João Paulo II.

Madalena aberta ao mundo
  O Espírito das Filhas da Caridade é "serem desapegadas de tudo... e, pelo serviço de Deus, disponíveis para ir até ao país mais longínquo".
(Madalena, Ep.II/1, p. 266)

S. Maddalena di Canossa
  Animadas pelo fervor apostólico de Madalena, as Filhas da Caridade embarcaram pela primeira vez, em 1860, para o Extremo Oriente,a fim de difundir "a Boa Nova" entre os povos que ainda não conheciam o anúncio evangélico.
  Hoje, o Instituo das Filhas da Caridade está presente nos cinco continentes.

Filhas da Caridade
  Madalena de Canossa é também Fundadora do Instituto dos Filhos da Caridade. Eles, durante cerca de um século, resistiram às dificuldades próprias do seu crescimento na Igreja.
  Mas, como é necessário que o grão de trigo morra para dar muito fruto, os Canossianos viveram este tempo de espera na fidelidade ao Carisma e sobretudo no humilde e generoso serviço aos pobres e desprotegidos.
  Nos nossos dias, os Filhos da Caridade estão presentes em diversos países do mundo, a testemunhar aquele grande Amor Grande que abraça sem distinção, todos os irmãos.

Movimento Laical Canossiano
  "Jesus não é amado porque não é conhecido"
(Madalena, R.s.s., I, p. 180)
  O chamanento apostólico de Santa Madalena estende-se aos leigos, que, em sintonia com o seu Carisma radicado no Espírito de Jesus Crucificado, querem colaborar no seu ambiente de vida e de trabalho na difusão do Reino de Deus.

Oração
Ó Deus, Pai de bondade,
que quiseste manifestar
aos humildes e às crianças
o Teu amor,
suscitando na Igreja
SANTA MADALENA
DE CANOSSA
como serva dos pobres,
concede-nos a graça
de Te procurarmos acima de tudo
e de servir os pobres e os desprotegidos
em espírito de caridade e de humildade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho,
que é Deus, e vive e reina contigo
na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos.
Ámen.
+++
Filhas da Caridade Canossianas 
Rua Cândido dos Reis, 12 - Queluz de Baixo
2730-041 - Barcarena
Tel. 21 4351982, E-mail: i.canossiano@clix.pt
Portugal

Patronato Canossiano
Nossa Senhora da Conceição
C.P. 162
Tel. 2 21 565, E-mail: canosstp@cstome.net
São Tomé (Africa Ocidental)

Filhas Caridade Canossianas
N. Senhora da Paz
R.3 Bairro Cassenda - C.P. 5064 Luanda
Tel. 2 22 35 42 41, E-mail: canossianas@snet.co.ao
Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário