sábado, 25 de maio de 2024

Como rezar o santo rosário?



Segundo uma explicação enormemente difundida, a oração do Rosário foi inspirada na vida dos monges. Os fiéis leigos, ao observarem a prática da oração contínua dos 150 salmos que os monges realizavam dentro dos mosteiros e conventos, passaram a querer imitá-los de alguma forma. Como muitos não sabiam ler ou não dispunham de tempo suficiente para cumprir esta prática monacal, em vez de 150 salmos, esses fiéis passaram a rezar 150 Ave-Marias.

Porém, hoje em dia, o rosário não conta mais com 150 Ave-Marias, mas com 200. Essa alteração se deu recentemente, no ano de 2002, pelo Papa São João Paulo II. Por meio da carta apostólica “Rosarium Virginis Mariae” (O Rosário da Virgem Maria), o Papa incentivou vividamente o acréscimo de mais um grupo de 50 Ave-Marias à oração do Rosário (este novo grupo foi chamado de “mistérios luminosos”). Contudo, o nome da oração das 50 Ave-Marias permaneceu sendo chamado de “Terço” ou “Santo Terço”.


Dicas para rezar  o terço

Em resumo, a estrutura do Santo Terço fica assim:

1) Oração inicial e/ou intenções;
2) Sinal da cruz;
3) Creio;
4) Um Pai-Nosso e três Ave-Marias;
5) Glória-ao-Pai;
6) Anúncio do mistério, seguido por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias;
7) Glória-ao-Pai seguido pelas jaculatórias;
8) Rezam-se os demais mistérios conforme o primeiro;
9) Após o quinto mistério, reza-se a oração de agradecimento seguida pela Salve-Rainha;
10) Finaliza-se como Sinal da Cruz.


A lista completa de cada mistério é esta:


MISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)
1. A Anunciação do anjo à Virgem Maria.

2. A visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.
3. O nascimento do Menino Jesus em Belém.
4. A Apresentação do Senhor ao Templo (e a purificação da Virgem Maria).
5. A perda e o encontro do Menino-Deus no Templo.


MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1. O batismo do Senhor no Jordão.

2. A autorrevelação de Cristo nas bodas de Caná.
3. O anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão.
4. A Transfiguração do Senhor.
5. A instituição da Santíssima Eucaristia.

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça e sexta-feira)
1. A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

2. A flagelação do Senhor.
3. A coroação de espinhos.
4. Jesus carregando a cruz até o Calvário.
5. A crucificação e morte de Jesus.


MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)
1. A Ressurreição do Senhor.

2. A Ascensão do Senhor aos céus.
3. A vinda do Espírito Santo.
4. A Assunção de Nossa Senhora ao céu.
5. A coroação de Maria Santíssima no céu.

fonte das imagens dos mistérios: 


Reserve um momento para rezar

Muitos também se perguntam: “O que se deve pensar enquanto se reza o Santo Terço?”. São Luís nos ensina que, para bem rezar a oração do Rosário, é preciso, acima de tudo, estar bem concentrado, “pois Deus ouve muito mais a voz do coração do que a dos lábios”. Segundo ele, rezar com distrações voluntárias seria uma grande irreverência que tornaria nossos Rosários infrutuosos.

Porém, o santo também reconhece que ninguém consegue rezar o Rosário sem se distrair com alguma coisa. É preciso reconhecer a dificuldade de se rezar uma única Ave-Maria sem que a imaginação, sempre irrequieta, não desvie a nossa atenção. De qualquer forma, o esforço heroico para vencer as distrações também faz parte da oração.

Para nos ajudar, São Luís ainda dá uma dica. Ele pede que, antes de iniciarmos a oração, coloquemos o nosso coração na presença de Deus e acreditemos piamente que a Virgem Maria, juntamente com seu Filho Jesus, estão olhando para nós. A cada Ave-Maria bem rezada, nosso bom Anjo da Guarda recolhe-as como que recolhessem rosas para fazer uma coroa para Jesus e Maria.

fonte: Canção Nova








sexta-feira, 24 de maio de 2024

Just being

 


We all think too much, seek too much, plan too much, 

possess too much and unfortunately forget about the joy of just being. 

Fr. Dorathick

domingo, 19 de maio de 2024

Não há mal que sempre dure

 

Miguel De Cervantes

Sabe, Sancho(…) todas essas tempestades que acontecem connosco são sinais de que em breve o tempo se acalmará; porque não é possível que o bem e o mal durem para sempre, e segue-se que, havendo o mal durado muito tempo, o bem deve estar por perto.

Miguel de Cervantes, in Dom Quixote de la Mancha.

sábado, 4 de maio de 2024

Amai os vossos inimigos

 
via Aida Rodrigues

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.
~Mateus 5:44

"Olha que contraditório, todos os protestantes dizem o seguinte: 'A igreja verdadeira é até Constantino; ali a igreja se perdeu porque ela se vendeu para o Império Romano e surgiu a Igreja Católica, que foi uma paganização do Cristianismo no século IV.' Mas não é estranho que exatamente na época que você diz que a Igreja Católica se perverteu foi a época que nos deu o Novo Testamento, porque foram os concílios naquela época do século quarto que nos deram a lista dos 27 livros do Novo Testamento. Então, por favor, me desculpe, você se decida: ou o IV século, os papas e os bispos perverteram a igreja e tinham uma fé tão corrompida e paganizada que ali começou a desgraça do anticristo que é a Igreja Católica, ou esses mesmos homens, nessa mesma época, foram tão cheios do Espírito Santo que souberam selecionar, naquele mar de livros, naqueles vários evangelhos, naquele mar de cartas, souberam escolher os 27 livros que você, aliás, venera e beija."

fonte: Debate CatólicosXProtestantes

Saudades do futuro

 


"O português vai ser o que tiver que ser! Nem tem que perguntar se pode. Essa história de perguntarem se eu acho que Portugal pode ser alguma coisa, não tem sentido. Eu quero lá saber se pode ou não pode! Sei que tem de fazer. É uma questão de inventarmos o futuro. Se quiser: sonhar o futuro, como se costuma dizer. Mas eu gosto mais de falar como o Frei Luís de Sousa diz do Bartolomeu de Mártires: ter saudades do futuro. Em lugar de andar a ter saudades do passado - que só serve para fazer o fado e outras coisas semelhantes que não me interessam para nada - é preciso passar a ter saudades do futuro, e ver de que futuro é que tem que se ter saudades."

Agostinho da Silva, A NOSSA OBRIGAÇÃO É SER POETA À SOLTA

fonte: Margarida Belchior

E eu ainda não estou no futuro mas já tenho saudades do presente.

Filipe em Oeiras, hoje, agora.

Deus É Amor

 

"Deus é amor,

e quem permanece no amor permanece em Deus,

e Deus nele"



A resposta à oração

 
Um Curso Em Milagres
(divulgação)

No dia 4 de maio de 2013, escrevi estas palavras, depois de ler uma secção dos textos de Um Curso em Milagres. Hoje, em memória daquele instante, que hoje se repete, com muita gratidão criei o vídeo que aqui partilho.
ACIM9.2 A resposta à oração
+++
Eu não me recordo de alguma vez ter estado tão bem comigo, com o mundo, nem com Deus, como me sinto hoje.
Obrigado, Senhor!