quarta-feira, 31 de julho de 2024

Muita Paz

 


Tempos desafiadores estes, que atravessamos…

Como grande objectivo para a Humanidade, deveremos continuar a prosseguir o combate ao fanatismo religioso. Neste caso refiro-me concretamente ao fanatismo islâmico, mas, como Católico, serei igualmente também o primeiro a denunciar quaisquer actividades Inquisitórias que identificasse na minha própria religião. Se nos negros tempos da Idade Média eu tivesse vivido, possivelmente até teria perecido na fogueira… Isto porque defendo que a procura da Verdade deve estar antes de qualquer dogma ou imposição. Sublinhando o meu ponto de vista, entendo que o Poder instituído deve sempre respeitar a Ciência que nos dá os “como”, bem como deve respeitar todas as religiões que nos tentam dar os “porquês” ou um propósito. Mas é exactamente este Poder instituído que tem de definir os limites do respeito que permitam uma cohabitação saudável e construtiva, entre todos aqueles que têm diferentes crenças. E cada ser humano é na verdade uma síntese distinta.


A Vida é um bem superior que tem de estar a cima de qualquer ideal, mesmo que “teoricamente” Divino! Nenhum ideal pode justificar violência!!! 

Só a auto-defesa a pode justificar! E eu sei que colocar isto em prática não é fácil. 

Que o Espírito Santo nos ajude nesta demanda. Que nos ajude particularmente a mitigar o que nos separa e a reforçar o que nos une.🙏Muita Paz!


Depois do pequeno documentário em cima que vi hoje na SIC, encontrei este vídeo que aqui partilho:







Oração pelos líderes políticos


O Papa Francisco destaca a importância de rezar pelos líderes políticos, convidando-nos a unir à sua intenção de oração para este mês.


No vídeo que acompanha sua mensagem, produzido pela Rede Mundial de Oração, o Papa nos lembra que não “podemos avançar em direção à fraternidade universal sem uma boa política” e agradece “aos tantos políticos que desempenham sua tarefa com vontade de servir, não de poder, todos seus esforços pelo bem comum.” 


Ainda que na sociedade atual “a política não tenha boa fama”, o Papa Francisco nos convida a vê-la como “uma das formas mais altas da caridade”, como busca do bem comum. 


🙏 


“Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço de seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral. Trabalhando pelo bem comum, cuidando dos que perderam seu emprego e dando prioridade aos mais pobres.”


"Atualmente a política não tem boa fama: corrupção, escândalos, está distante do dia a dia das pessoas.

Mas, podemos avançar em direção à fraternidade universal sem uma boa política? Não.


Como disse Paulo VI, a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum.

Falo da POLÍTICA com maiúsculas, não da politicagem. Falo da política que escuta a realidade, que está ao serviço dos pobres, não da que está escondida em grandes edifícios com longos corredores.

Falo da política que se preocupa com os desempregados e sabe muito bem como pode ser triste um domingo quando a segunda-feira é um dia a mais sem poder ir trabalhar. 

Se a vemos assim, a política é muito mais nobre do que aparenta.

Agradeçamos aos muitos políticos que desempenham sua tarefa com vontade de servir, não de poder, todos seus esforços pelo bem comum. 

Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço de seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral. Trabalhando pelo bem comum, cuidando dos que perderam seu emprego e dando prioridade aos mais pobres." 

via WhatsApp/ Pe Nuno Westwood



sexta-feira, 26 de julho de 2024

Do it unseen



Canadian Great, Jim Carrey Once Said: "Imagine struggling with being homeless and someone comes with a camera in your face to give you a meal and you have to take it… Imagine that feeling. Please, stop doing that. If you go to help someone, do it with kindness and not your ego."  

‘Do it Unseen’

❤️🇨🇦❤️ 





quinta-feira, 25 de julho de 2024

stop blaming others

 


The moment you stop blaming others, you will take the courage of responsibility, which makes a change in you and in others. 

Fr. Dorathick


segunda-feira, 22 de julho de 2024

Propósito


Os dois dias mais importantes da tua vida são o dia em que nasceste e o dia em que descobres porquê. ~Mark Twain


The two most important days in your life are the day you are born and the day you find out why. ~Mark Twain


sobre o ateísmo

Não devemos primeiro discutir 
a existência de Deus,
e sim a solidão dos que não o têm.
~Karol Wojtyla sobre o ateísmo

 
Karol Wojtyla

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Deus disse (Manoel de Barros)


Deus disse

Deus disse: Vou ajeitar a você um dom:
Vou pertencer você para uma árvore.
E pertenceu-me.
Escuto o perfume dos rios.
Sei que a voz das águas tem sotaque azul.
Sei botar cílio nos silêncios.
Para encontrar o azul eu uso pássaros.
Só não desejo cair em sensatez.
Não quero a boa razão das coisas.
Quero o feitiço das palavras.


 

quinta-feira, 18 de julho de 2024

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Coração Universal

 


Você pode explicar o conceito de ter um coração universal?


O coração universal é como um tronco que contém todos os galhos e folhas e os nutre com a força vital recebida das raízes. Um coração universal não tem fronteiras coletivas. Está unido com toda a criação e com toda a humanidade e vive a sua vida para o bem-estar de toda a criação. 


Um coração Universal é como uma folha que realiza sua unidade com toda a árvore e vive sua vida individual para o bem-estar de toda a árvore.


Na tradição católica é chamado de Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria. 


Brother Martin (discípulo de D Bede Griffiths)

via Marcos Monteiro (WhatsApp)




segunda-feira, 8 de julho de 2024

Uma data comum para a Páscoa

Cidade do Vaticano, 09 mai 2024 (Ecclesia)

O Papa convidou as Igrejas cristãs a definir uma data comum para a Páscoa, na qual coincidem em 2025, 1700 anos depois do Concílio de Niceia.

"Seja isto um apelo a todos os cristãos do Oriente e do Ocidente para darem resolutamente um passo rumo à unidade em torno duma data comum para a Páscoa. Vale a pena recordar que muitos desconhecem as diatribes do passado e não entendem como possam subsistir divisões a tal propósito", escreve Francisco, na bula de convocação do próximo Jubileu.

fonte: Ecclesia



domingo, 7 de julho de 2024

Presságio (Fernando Pessoa)

 



Datado de 24 de abril de 1928, o poema "Presságio", popularizado como "O amor, quando se revela", é uma composição de Fernando Pessoa. Escrito na fase final da vida do autor, é assinado com o seu nome (ortônimo), ilustrando várias características da sua lírica.

Embora trate um tema tão universal como o amor, Pessoa não faz o elogio do sentimento, algo muito comum na poesia. Pelo contrário, é um desabafo do sujeito lírico acerca da sua dificuldade em estabelecer relações amorosas.

fonte: Cultura Genial


segunda-feira, 1 de julho de 2024

Preciosíssimo Sangue de N. S. J. C.

 


A liturgia, esse admirável resumo da história da Igreja, recorda anualmente que nesta data, em 1849, foi vencida, graças ao concurso dos exércitos franceses, a Revolução, que havia expulsado o Papa de Roma. Para perpetuar a lembrança da vitória e mostrar que foi devida aos méritos do Salvador, Pio IX, refugiado em Gaeta, instituiu a festa do Precioso Sangue, recordando todas as circunstâncias em que foi derramado. O Coração de Jesus fez circular esse sangue adorável nos seus membros; por isso, como na festa do Sagrado Coração, o Evangelho nos faz assistir ao golpe de lança traspassando o Lado do Divino Crucificado, e fazendo dele correr sangue e água. É a união dos dois testemunhos prestados pelo Espírito Santo ao Messias, por ocasião do seu baptismo nas águas do Jordão e do baptismo do seu sangue na Cruz (Grad.). Veneremos o Sangue precioso de nosso Redentor, oferecido pelo sacerdote a Deus, sobre o altar. 

fonte: WhatsApp/Leonor Castro

Imagem: PlinioCorrea