sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Esponjas


Estes organismos têm uma organização simples, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15 000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia. O registro fóssil data as esponjas desde a era pré-cambriana (ou Pré-Câmbrico), ou Neoproterozóico.
in http://pt.wikipedia.org/wiki/Porifera


 
(novo vídeo adicionaodo em 2024.07.05,
pois anterior vídeo e contas foram removidas)

Esta série foi lançada no Brasil pela Editora Abril em DVD sob o título "Origens da Vida".
Vídeo sem fins lucrativos, apenas para fins educativos.
Realizei uma edição sobre o Filo Porifera para que professores de todo o Brasil possam utilizar em suas aulas para fins didáticos.
É proibida qualquer forma de comercialização, assim como utilização deste vídeo com objetivos de má-fé.
Todos os direitos são reservados à Sea Studios Foundation for National Geographic Television and Film, logo se houver algum problema referente ao vídeo, favor entrar em contato para retirar do ar.
Sou totalmente contra a pirataria e quero apenas, nesse caso, divulgar a educação para todos sem haver desigualdades.
see http://www.professortoid.blogspot.com/ (2024.07.05 - blog removido)

Vi um excerto deste documentário (entretanto removido) ontem na televisão e achei excepcional.
Hoje procurei na internet e encontrei. Espectacular:
"Elas são capazes de se reinventar o tempo todo, conseguindo feitos milagrosos. Se uma esponja for passada na peneira, suas células separam-se. Mas de algum jeito, continuam reconhecendo umas às outras. Em questão de horas, começam a se aproximar, formando novas esponjas. Não existe planta ou animal capaz de ressuscitar assim."

Lindo!
Não consigo deixar de pensar como são maravilhosas todas as manifestações da Vida.
Obrigado,
Filipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário