domingo, 23 de janeiro de 2011

O Fim da Comida (Paul Roberts)



The End of Food
by Paul Roberts
Os cientistas afirmam que vai faltar comida e que seremos todos vegetarianos em 2050.
Paul Roberts examinou, minuciosamente, a actual economia alimentar e descobriu que o sistema que deveria garantir a nossa necessidade mais básica está a falhar. Numa narrativa viva e rigorosamente fundamentada, Roberts revela uma alarmante realidade económica nos bastidores da alimentação moderna e demonstra como o sistema de produzir e comercializar aquilo que comemos é cada vez menos compatível com os biliões de consumidores que deveria satisfazer.
Sobressai uma inquietante realidade: o aumento da produção em larga escala está a atingir o ponto de ruptura, está a criar novos riscos de surtos de doenças transportadas nos alimentos, como a gripe das avez; a qualidade nutricional é cada vez menor, a prática de uma agricultura com utilização intensiva de produtos químicos compromete os solos e a água de uma forma irreversível. Enquanto um bilião de pessoas no mundo tem peso a mais, outras tantas - uma em cada sete - não tem o suficiente para comer.
Com um espectro incisivo e muito actual, O Fim da Comida apresenta uma perspectiva crua e dura do futuro. É um apelo à tomada de decisões cruciais que nos permitam sobreviver ao fim do modelo de produção alimentar que conhecemos.
O Fim da Comida
Paul Roberts
in  Harmoniza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário