Mia Couto
fonte: Prosa, Verso e Arte
Mia Couto
fonte: Prosa, Verso e Arte
facebook Margarida Belchior |
O jovem passou 3 dias e 3 noites nos campos.
De volta à cidade, ainda no carro, o pai perguntou-lhe:
E a sua experiência?
- Bem - respondeu o filho
Você aprendeu alguma coisa? Insistiu o pai
1-Que temos um cão e eles têm quatro.
2-Que temos uma piscina com água tratada, que chega ao fundo do jardim. Eles têm um rio com água cristalina, peixes e outras coisas lindas.
3-Que temos luz eléctrica no nosso jardim, mas eles têm estrelas e lua para iluminá-los.
4-Que nosso jardim chega até à parede. O deles, até ao horizonte.
5-Que nós compramos nossa comida; eles cultivam, recolhem-na e cozinham.
6-Que nós ouvimos CD... Eles ouvem uma sinfonia contínua de papagaios, grilos e outros animais...
... tudo isso, às vezes acompanhado pelo canto de um vizinho que trabalha a terra.
7-Que nós usamos o microondas. O que eles cozinham, tem o sabor do fogo lento.
8-Que nós para nos proteger vivemos rodeados de cercas com alarme... Eles vivem com as portas abertas, protegidos pela amizade dos seus vizinhos.
9-Que nós vivemos conectados ao celular, computador, televisão. Eles estão ligados à Vida, ao céu, ao sol, à água, aos campos, aos animais, às suas sombras e às suas famílias.
O pai fica muito impressionado com os sentimentos do filho. Finalmente, o filho termina...
Obrigado, por me ensinar como somos pobres!
Todos os dias nos tornamos cada vez mais pobres porque não observamos mais a Natureza!!!
dar boleia? |
Quando me deslocava de carro para ir cortar o cabelo, vislumbrei ao longe um indivíduo que circulava no meio da estrada, com passo acelerado, pedindo boleia em tronco nú e mostrando alguma ansiedade. Eu circulava com alguma velocidade, pois estava atrasado e tive de me desviar para a faixa contrária, dando um sinal negativo com a cabeça, como que pedindo desculpa por não lhe fazer o favor. No exacto instante em que passo por ele, sou brindado com um agressivo palavrão:
“F***-se”
De certa forma, apenas confirmou a minha boa decisão de não lhe dar boleia.
Rezo por ele, mas também por todas as potenciais vítimas da sua agressividade, impaciência e clara falta de respeito pelo próximo.
Tenho dito.
Manuel Filipe Santos,
Oeiras, 18 de Maio de 2022
OM MANI PADME HUM
Por Sua Santidade o Dalai Lama.
É muito bom recitar o mantra OM MANI PADME HUM, mas enquanto você o está fazendo, deve estar pensando em seu significado, pois o significado destas seis sílabas é grandioso e vasto. A primeira, OM, é composta de três letras, A, U e M. Estas simbolizam as impurezas do praticante de corpo, fala e mente; eles também simbolizam o glorioso corpo, fala e mente do Buda.
Pode o corpo, fala e mente serem transformados em corpo, fala e mente puros ou eles são totalmente separados? Todos os Budas são casos de seres que eram como nós e que na dependência do caminho se tornaram iluminados; o Budismo não afirma que alguém está livre desde o começo, livre de falhas, e possui apenas boas qualidades. O desenvolvimento de corpo, fala e mente puros vêm de gradualmente deixarmos os estados impuros de modo árido, e transformá-los em puros.
Como isto é feito? O caminho é indicado pelas próximas quatro sílabas. MANI, que significa jóia, simboliza os fatores do método – a intenção altruísta para tornar-se iluminado, compassivo e amoroso. Assim como uma jóia é capaz de remover a pobreza, ou dificuldades, da existência cíclica e da paz solitária. Similarmente, como uma jóia preenche os desejos dos seres sencientes, assim é a intenção altruísta de se tornar iluminado para satisfazer as aspirações de todos os seres.
As duas sílabas, PADME, significam lótus, simbolizam sabedoria. Assim como um lótus cresce do lodo, mas não é sujo pelas falhas do lodo, assim a sabedoria é capaz de colocar você em uma situação de não-contradição, onde haveria contradição caso você não tivesse sabedoria.
Há a sabedoria que reconhece a impermanência, sabedoria que reconhece a vacuidade nas pessoas, de ser auto-suficiente ou existente por si, sabedoria que reconhece a vacuidade da dualidade – que é o mesmo que dizer, da diferença de entidade entre sujeito e objeto – e sabedoria que reconhece a vacuidade da existência inerente. Apesar de haver muitos diferentes tipos de sabedoria, a principal é a sabedoria que reconhece a vacuidade.
A pureza deve ser atinginda por uma indivisível unidade entre método e sabedoria, simbolizado na sílaba final HUM, que indica indivisibilidade.
De acordo com os sistemas dos sutras, esta indivisibilidade de método e sabedoria se referem à sabedoria afetada pelo método e o método afetado pela sabedoria. No mantra, ou veículo tântrico, se refere à consciência única na qual a forma completa de ambos, sabedoria e método como uma entidade indifirenciável. Nos termos das sílabas sementes dos 5 Budas Conquistadores, HUM é a sílaba de Akshobya – o imutábel, não-flutuante, que não pode ser perturbado por nada.
Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na dependência da prática do caminho, que é a indivisível união do método e sabedoria, você pode transformar a impureza de corpo, fala e mente em um glorioso e puro corpo, fala e mente de um Buda.
É dito que você não pode procurar pela Budeidade fora de você mesmo, as substâncias para alcançar a Budeidade são internas. Como Maitreya disse no “Contínuo Sublime do Grande Veículo” (Uttaratantra), todos os seres tem naturalmente a natureza de Buda em seu próprio contínuo. Nós temos dentro de nós as sementes de pureza, a essência “Daquele que Alcançou” (Tathagatagarbha), que é ser transformado e ter se desenvolvido plenamente na Budeidade.
Traduzido por Vitor Caruso Jr.
De texto do Dalai Lama,
no site do “The Office of Tibet” http://www.tibet.com/
via WhatsApp Marcos Monteiro
Praticai o bem! |
O nosso ministério espiritual, é um ministério de oração.
…Os monges devem relacionar suas vidas com suas orações, ou então estarão vivendo uma vida dividida.
…Os Mistérios salvíficos que celebramos ao longo do ano litúrgico podem ser chamados de “rosário monástico”.
…Devemos “ligar” nossas sessões de oração comunitária com “cadeias” de meditação pessoal.
…A oração, a meditação e a entrega a Deus são necessárias para poder aceitar acusações justas ou injustas sem retaliação.
…Durante a oração comunitária, é melhor ouvir com o coração do que com a mente.
…Em vez de reclamar do ruído externo durante a leitura espiritual, um monge deve tentar mergulhar no que está lendo.
…Escrever sobre contemplação em vez de fazê-la é um desvio.
… As congregações contemplativas são “órgãos de oração” no Corpo de Cristo.
…Nossos cultos de oração correm o risco de se tornarem formalidades se não forem enriquecidos, apoiados e estendidos pela oração pessoal.
…Lectio Divina* é uma ascese da mente que abre o coração à presença de Deus
(* Lectio Divina = leitura de forma espiritual e meditativa; ascese = autodisciplina, Ed)
Francis Acharya (kurisumal Ashram)
Obs: Pe Bede Griffiths foi um dos fundadores do kurisumal Ashram.
fonte: WhatsApp Marcos Monteiro