sexta-feira, 16 de abril de 2010

São Benedito (ou Bento) José Labre

São Benedito (ou Bento) José Labre nasceu em Amettes, França, em 25 de maio de 1748.
Era o primogênito de uma família camponesa, teve 15 irmãos. Foi chamado de "Vagabundo de Deus" ou ainda "O Cigano de Cristo".
Aos 18 anos, tentou ingressar na Tropa de Santa Aldegonda, sem sucesso. Diz-se que caminhou, então, 60 léguas a pé, tentando em vão a sorte com os monges cistercienses de Montagne na Normandia. Passou algumas semanas na Cartuxa de Neuville, outras tantas na abadia cisterciense de Sept-Fons.
Aos 22 anos, decidiu, fazer-se peregrino e mendigo. Seu mosteiro seria o mundo inteiro. Levava consigo o Novo Testamento, a Imitação de Cristo e o Breviário. No peito, um crucifixo; no pescoço, um terço; e nas mãos, um rosário. Alimentava-se apenas de pão e ervas, passando a noite ao relento, rezando e meditando.
Chegou a Roma, no ano de 1770 misturou-se aos mendigos. Visitou as principais basílicas, especialmente o Santuário de Loreto, ao qual fez onze peregrinações. Morreu em conseqüência dos maus tratos e da absoluta falta de higiene. Um açougueiro recolheu-o já agonizante, caído na rua, e o levou para sua casa. Ali o "Mendigo de Deus" morreu. Foi canonizado por Leão XIII em 1883.
in wikipedia
+++

+++
O santo de hoje enriqueceu a Igreja com sua pobreza.
Nasceu na França em 1748. Despertado muito cedo pela graça divina, a uma entrega total: quis ser monge. Bateu em vários mosteiros, mas devido a sua frágil saúde não foi aceito.

Os 'nãos' recebidos o fizeram descobrir um modo específico de viver a vocação à santidade. Se tornou então, um peregrino, um mendigo de Deus. Foi muito humilhado, mas foi peregrinando pelos santuários da Europa, oferecendo tudo pela conversão dos pecadores.

Benedito viveu da divina providência. Com 35 anos, consumido pela vida de oração e meditação, entrou na glória de Deus.

São Benedito José Labre, rogai por nós!

in Canção Nova
+++

Nenhum comentário:

Postar um comentário