domingo, 26 de setembro de 2010

6 virtudes / 24 forças de carácter

+++
Forças e Virtudes do Caráter
Escrito por Fábio Munhoz
Uma dos temas centrais da Psicologia Positiva é a proposta de focar em nos nossos pontos positivos. Forças e virtudes do caráter são capacidades pessoais pré-existentes que quando fazemos uso nos sentimos energizados. São coisas que nos sentimos bem fazendo, temos mais fluidez e uma melhor performance no que fazemos. Forças e virtudes pessoais estão nas coisas que fazemos naturalmente bem, e que escolhemos fazer mesmo sem ser pago financeiramente, geralmente quando praticamos estas forças de nosso caráter somos intrinsecamente recompensados.
Constelação Pessoal das Forças e Virtudes
Cada indivíduo tem uma composição própria de suas principais virtudes ou forças pessoais. Dentre todas, cada indivíduo tem de 3 a 7 tipos de virtudes que mais usa e mais tem familiaridade, constituindo assim uma constelação pessoal. Por exemplo uma pessoa pode ter as seguintes forças como principais: amor ao aprendizado, liderança, criatividade, e coragem. Através do teste você poderá identificar as suas principais forças e virtudes. As principais forças que cada pessoa apresenta podem ser compreendidas como traços de sua personalidade.
VIA Strengths - Uma classificação das Forças e Virtudes do Caráter
Existe uma lista das forças e virtudes do caráter que possam ser identificadas ao longo das culturas e da História?

Para responder a esta pergunta os pesquisadores Martim Seligman, PhD e Christofer Peterson, PhD coordenaram um estudo com uma equipe de cientistas sociais procurando um consenso sobre as virtudes em diferentes culturas, religiões e filosofias. Este estudo foi apoiado pela Mayerson Fundation.

O grupo estudou:
   •Taoismo, Budismo, Hinduismo, Islamismo e as tradições Judaicas e Cristãs.
   • Filosofias de Platão, Aristóteles, Confúcio, Lao-Tzé, entre outros.
   • No campo da Psicologia, autores como Ericson, Maslow, Geemberger, entre outros.
O resultado deste estudo foi apresentado no livro “Character Strengths and Virtues: A Handbook and Classification”. A pesquisa foi realizada em inúmeras culturas ao redor do mundo. Os pesquisadores concluíram que as forças e virtudes do caráter são mais universais do que eles esperavam. O resultado foi uma lista com 24 forças pessoais. A esta classificação deu-se o nome de VIA* Institute on Character (http://www.viacharacter.org/).

A lista de forças pessoais não é uma coisa rígida. Como a maioria das teorias científicas, está sempre sujeita a mudanças quando novas evidências são avaliadas. A seguir estão descritas as 24 forças de caráter agrupadas em 6 virtudes principais:

1 - Virtudes de Sabedoria
Criatividade
Descobridor
Mente Aberta
Amor ao aprendizado
Perspectiva
2 - Forças de Coragem
Perseverança
Integridade
Entusiasmo
3 - Virtudes Humanitárias
Amor
Compaixão
Inteligência social
4 - Virtudes de Justiça
Cidadania
Igualdade
Liderança
5 - Temperança
Perdoar
Humildade
Prudência
Auto-Controle
6 - Transcendência
Apreciação de Beleza
Gratidão
Otimismo
Esperança
Humor
Espiritualidade
+++
in http://www.psicologiapositivabr.com/forcas-e-virtudes.html
+++

Nenhum comentário:

Postar um comentário