quinta-feira, 18 de março de 2010

As consciências tranquilas

"Como é que se consegue uma consciência tranquila? São curtas as hipóteses: defeito de fabrico, limitações afectivas, uma vida de prática de meditação, vinte anos de psicoterapia."
Há um ror de gente que se afirma de consciência tranquila. Habitualmente, o comentário surge em contextos em que há uma qualquer suspeição grave sobre um dado sujeito. Este, depois de esgrimir dois ou três argumentos, conclui que tem "a consciência tranquila", como se isso significasse o cúmulo da inocência. Alguns, mais populares, vão mais longe e afirmam que podem "dormir tranquilos" porque têm "a consciência tranquila".
Esta ligação directa do bem dormir às consciências tranquilas deve ser muito agressiva para os muitos milhares, quiçá milhões, de maus dormidores. A acreditar nos números dos medicamentos vendidos para ajudar ao sono; às queixas dos conhecidos e amigos que falam de insónias sempre à espreita, de sonos cheios de pesadelos ou povoados de sonhos desconfortáveis e recorrentes; são muitos os que têm a consciência pesada, mesmo que não tenham cometido nenhum delito, não sintam a mais ténue culpa de qualquer maldade recente, nem consigam estabelecer alguma relação entre o seu mau dormir e os seus comportamentos vigis.
Há imensas razões para não se dormir e também há algumas razões para se ter a consciência tranquila. As consciências tranquilas são, entretanto, fenómenos muito mais interessantes do que as más noites de sono. Como é que se consegue uma consciência tranquila?
São curtas as hipóteses: defeito de fabrico, limitações afectivas, uma vida de prática de meditação, vinte anos de psicoterapia.
Fora disto, há sempre qualquer coisa que nos ocupa e preocupa, qualquer coisa que achávamos que deveríamos ter feito e não fizemos, dúvidas bem alicerçadas sobre decisões que tomámos ou temos de tomar. A maioria das pessoas irrita-se, zanga-se, alimenta raivinhas de estimação, desconfianças várias, medos sortidos. Por tudo isso, sofre duplamente. Sofre com os sentimentos que experimenta e sofre com a falta de controlo que tem sobre si mesma.
Para saber isto tudo, tem que ter consciência dos seus estados de espírito e não pode, por isso, afirmar, em rigor, que vive de consciência tranquila. Mesmo que seja um dito de senso comum, não há como ser de bom tom invocar a consciência tranquila.

por Isabel Leal (Professora de Psicologia Psicoterapeuta)
in http://aeiou.caras.pt/psicologia-as-consciencias-tranquilas=f27366
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Verdade, Humildade e Solidariedade - João Ermida



Num momento em que valores como a Verdade, Humildade e Solidariedade se encontram completamente arredados do modo como são, actualmente, governadas as grandes empresas globais, é necessário lançar um alerta sobre a forma pouco clara como muitos dos máximos responsáveis das grandes corporações as têm dirigido. Veja-se como resultado deste tipo de comportamento alguns dos escândalos que têm assolado as páginas dos jornais em todo o mundo: caso Parmalat, Enron, Bolsa de Nova Iorque e mesmo o caso Millennium BCP, mais recentemente. De algum modo, estas organizações importaram os tradicionais jogos de poder dos partidos políticos que, no seu todo, são pouco ou nada produtivos. E é este o «jogo» que está a minar a forma de trabalhar das empresas, que faz com que hoje a mentira pareça mais respeitada do que a verdade; que faz com que os interesses dos seus accionistas e trabalhadores sejam deixados para último plano. Este livro pretende dar a conhecer aos actuais e futuros gestores as ferramentas para lidar com a actual crise de valores que prolifera nas empresas globais. É preciso «humanizar» as empresas para que estas deixem de procurar o êxito rápido a qualquer preço! Criar uma cultura de negócios mais verdadeira, será o grande desafio para todos os futuros gestores deste século.


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João Ermida nasceu no Porto, a 8 de Janeiro de 1965. Em 1987, iniciou o seu percurso profissional como operador de Bolsa, no escritório do corretor Nuno Contreras. No final de 1988, junta-se ao Citibank Portugal para integrar a sua equipa de mercado de capitais. Em 1993, inicia a sua carreira no Grupo Santander: primeiro em Portugal, depois no Brasil e, já em finais de 1998, em Espanha, com a responsabilidade global de Tesouraria e Mercados Financeiros. Em Maio de 2003, demitiu-se da Instituição.
Actualmente dedica-se a projectos de cariz social que visam ajudar jovens e idosos mais carenciados. Desenvolveu o método Verdade, Humildade e Solidariedade, aqui apresentado, sobre o qual dá palestras às empresas e escolas de gestão.
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in http://www.wook.pt/Authors/detail/id/48166
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terça-feira, 16 de março de 2010

Religião também é ciência



Comercial muito bem feito que explica como Deus existe. Feito pelo ministério da educação e ciência da República da Macedônia:
Professor:
- Eu vou provar pra vocês que se Deus existe ele é mal.
- Deus criou tudo que existe? Se Deus criou tudo, então ele criou o mal o que significa que Deus é mal.

O aluno:- Com licença professor, o frio existe?

Professor:- Que tipo de pergunta é essa?
- Claro que ele existe.
- Você nunca ficou com frio?

O aluno:
- Na verdade professor, o frio não existe. De acordo com as leis da física, o que nós consideramos frio é na realidade a ausência de calor.
- Professor, a escuridão existe?

Professor:
- Claro que existe.

O aluno:- Você está errado senhor, a escuridão também não existe. A escuridão é na realidade a ausência da luz.
- A luz nós podemos estudar, mas a escuridão não.
- O mal não existe. É a mesma coisa da escuridão e do frio, Deus não criou o mal. O mal é o resultado do que acontece quando o homem não tem o amor de Deus presente em seu coração.

Este pequeno e humilde aluno que vocês puderam ver no vídeo se trata de Albert Einstein.

see Em busca da verdade - Daniel Neves

domingo, 14 de março de 2010

Assim fica mais fácil entender porque engordamos


We've used regular sugar cubes (4 grams of sugar each) to show how the sugars in your favorite foods literally stack up, gram for gram.
Compare foods, find out where sugar is hiding, and see how much of the sweet stuff you're really eating.

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Visit http://www.sugarstacks.com/
and
http://www.sugarstacks.com/blog/
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Você sabe qual é o seu consumo de açúcar por dia?

Foi exatamente pelo fato da maioria da população não fazer idéia disso que criaram o site Sugar Stacks. Eles pegaram vários alimentos que fazem parte do nosso cotidiano, como energéticos, bebidas, doces, e representaram o açúcar que eles contém com cubinhos brancos.

E aí? Dá para se imaginar comendo 10 cubos de açúcar de uma só vez? Pense bem se você não acabou de fazer isso sem saber. Apenas uma lata de Coca-Cola pode conter toda essa quantidade de açúcar, ou seja, 39 gramas.
in http://mosca-branca.blogspot.com/2009_06_01_archive.html
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Mensagem Especial de António Feio


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Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros.
Apreciem cada momento, agradeçam
e não deixem nada por fazer,
nada por dizer!
António Feio
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in Aproveita a vida, aprecia cada momento
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António Feio:
Muita força e coragem neste momento tão difícil!
Muito obrigado pela grande lição de Vida,
Filipe.
see also Contraluz e/ou http://www.youtube.com/watch?v=dRTqFjflgto
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Mais uma carta...

Hoje, dia 14 de Março de 2010, dois meses depois do teu aniversário, acordei com este texto na mente, que eu, melhor que ninguém, posso e devo colocar no papel. Devo fazer aquilo que tu não consegues. É algo que eu te devo, não apenas por seres quem és, mas também pelo facto de ser teu filho. A carta não me apareceu exactamente com esta forma; essa sou eu que a vou criando, neste momento, como um quadro. A minha fé em Deus diz-me que é, normalmente, assim, qualquer processo de criação. Tal como Deus, também nós, que fomos feitos "à sua imagem e semelhança", podemos criar. Podemos criar todos os dias mas criamos, sobretudo, quando amamos. Criamos quando nos colocamos no lugar do outro e fazemos o exercício simples de nos ocuparmos com ele, como se fossemos nós próprios, por identificação. Não somos separadamente. Nós somos juntos! Nas nossas diferenças, usando mais ou menos a cabeça, mais ou menos o coração e todos somos necessários.
Criamos sempre que orientamos a nossa decisão movidos pela superação do nosso ser e destruímos quando não nos transcendemos. Amar é o acto, por excelência, de criação. Essa é a grande mensagem de Jesus e da Vida. Muitas vezes destruímos quando deveríamos criar mas também, muitas vezes, ligamos, quando deveríamos desligar. A morte também faz parte do processo da Vida. Estamos na Quaresma: por vezes, é necessário morrer para, então, podermos Viver, verdadeiramente. Quando alimentamos em nós sentimentos de ódio, raiva ou inveja estamos a manter ligações que deveríamos, simplesmente, cortar ou então, pelo menos, deveríamos criar caminhos alternativos mais fortes. Há muitos pensamentos e sentimentos que, quando em demasia, não interessam para nada. Sei que nem sempre é fácil, e essa tem sido sempre a minha maior dificuldade na vida: saber o que fazer perante o mal, porque este "malandreco", particularmente em nós próprios, disfarça-se muitas vezes de "Bem". Sei que é também esta a tua maior dificuldade. Sei que acreditas "piamente" que tudo o que fazes (incluo aqui algumas "asneiras") tem muito boa intenção (tal como eu penso). Mas te garanto que há um sítio que (por acaso são exactamente as nossas vidas) está cheio delas: "as boas intenções"!... Para mim, até pode não haver qualquer "mal" em passar uma noite a "jogar um jogo qualquer", mas a realidade não é assim, particularmente se este meu acto sobrecarregar a minha mulher, pois noutra altura, em que ela de mim mais precisar, eu vou estar certamente a dormir. Eu não sou apenas responsável por aquilo que faço! Sou, igualmente (e, muitas vezes, sobretudo) responsável por aquilo que deixo de fazer!
Sei que nem sempre é fácil decidir o que é melhor; se Amar ou repudiar; se Ligar ou Desligar... Mas esse é exactamente o delicioso sentido da Vida e é exactamente por isso que é (ou pode ser, para quem ainda não descobriu) tão bonito viver. Não vou destruir a minha vida por ser pecador mas tenho sempre o dever de (pelo menos me esforçar por) ser cada dia mais santo. Acredito que este é o caminho que Jesus nos mostrou, apesar da minha manifesta preguiça para o percorrer. Um caminho com obstáculos e com dificuldades, mas é exactamente quanto tudo parece mais negro que se vislumbra a mais linda Luz!

Amar não é fácil, pois o Amor Verdadeiro, não esperando retorno, muitas vezes não é correspondido. Mas o Amor Verdadeiro é gratuito e nada cobra. É esse Amor que acredito que me liga a ti, tal como me liga à minha Xanoca, à minha querida mãe e a todos aqueles que me fazem ter gosto em estar vivo e saber que, certamente, hoje vou fazer Melhor! Ainda tinha muito mais para te dizer mas acho que o vou deixar para outra altura. Hoje só te peço que, depois de leres esta "outra carta", que espero mais bem conseguida que algumas anteriores, me faças o favor de me dizer se gostaste, ou não, desta pequena (mas espero que "rica") prenda...

Nota importante:
Entretanto já me disseste que gostaste mas receio que ainda não tenhas compreendido tudo. Aqui fica, com um abraço, para voltares a ler (esta versão mais "blogável") nos teus tempos livres...
Manuel Filipe Santos.
Oeiras, 14 de Março de 2010.

vídeo criado em 2022.12.17



Tudo é do Pai


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Esse vídeo foi feito para todas as pessoas
que chegaram ao fundo do poço,
e sairam dos braço do pai
mas resolveram voltar
e com a cabeça erguida
e ciente que toda a vitória é certa
mas só ao lado do PAI.

(from http://www.youtube.com/watch?v=EOnD7Qc1aD0)
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Eu pensei que podia viver, por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver

Fui embora, disse: ó pai, da-me o que é meu!
Da-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo
Gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do pai

Tudo é do pai
Toda honra e toda glória
É dele a vitória
Alcançada em minha vida
Tudo é do pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu senhor
Que me cura por amor
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quinta-feira, 4 de março de 2010

Potencia la Vida este 7 de marzo con nosotros!


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http://marchavida.derechoavivir.org/ - Bajo el lema España Vida Sí, la Marcha por la Vida llevará a Europa e Iberoamérica el clamor de los españoles contra la ley del aborto. A esta Marcha por la Vida se le unirán 100 concentraciones en toda España y en varios países del mundo.
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Promote LIFE!
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Promove a VIDA!
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quarta-feira, 3 de março de 2010

Para ser grande (Mateus 20,17-28)


Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
in Liturgia - Canção Nova
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Jesus não perde esta ocasião para doutrinar os Doze, futuros guias e pilares da Sua Igreja, sobre a função que terão de desempenhar na comunidade. Uma vez mais o Mestre rasga os esquemas convencionais: “Sabeis que os chefes dos povos os tiranizam e que os grandes os oprimem. Não será assim entre vós; o que quiser ser grande entre vós, que seja o vosso servidor; e o que quiser ser o primeiro entre vós, que seja o vosso servo”.
Na comunidade cristã a autoridade e a responsabilidade, e inclusivamente a fraternidade, devem ser sinônimo de serviço. No grupo dos que seguimos a Cristo não tem cabimento o domínio, o autoritarismo, a ambição e a vontade de poder. Tudo isso rompe a comunhão eclesial; isso fica para os políticos.
Assim condena também Jesus, pelo menos implicitamente, toda a equiparação da Igreja e do reino de Deus às estruturas de poder e aos sistemas de governo.
É evidente que o Senhor contrapõe dois estilos de autoridade e convivência totalmente opostos: mandar dominando ou servir sem retribuição. O primeiro era a ideia inicial dos apóstolos e modelo habitual da sociedade civil, por muito democrática que pareça; o segundo é o estilo que Jesus quer para a Sua Igreja toda, ou seja, hierarquia ou pastores e povo. Cristo recorre uma vez mais à inversão dos critérios humanos e à troca da escala de valores, como o fez na proclamação das bens-aventuranças.
Como motivação e exemplo vivo de tão paradoxal doutrina, Jesus aponta para si mesmo: “Tal como o Filho do homem não veio para que o sirvam, mas para dar a sua vida em resgate de todos”.
Em cada Eucaristia “bebemos do cálice do Senhor”, comungando assim na sua Morte e Ressurreição gloriosa pela redenção do mundo e no serviço dos homens. Mas não realizaremos dignamente essa comunhão se não participarmos do Seu destino. Seremos capazes? Nós não somos mais fortes que Jesus, que conheceu o medo e a morte e gemeu no jardim das Oliveiras.
O que nos toca a nós é mergulharmos na torrente do amor de Cristo, que renova todas as coisas. O resto Deus o fará.
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

in http://blog.cancaonova.com/homilia/2010/03/03/

Cristo, testemunho da verdade


A liberdade religiosa está de acordo com o comportamento de Cristo e dos Apóstolos (DH 11)

11. Deus chama realmente os homens a servi-lo em espírito e verdade; eles ficam, por esse facto, moralmente obrigados, mas não coagidos. Pois Deus tem em conta a dignidade da pessoa humana, por Ele mesmo criada, a qual deve guiar-se pelo próprio juízo e agir como liberdade. Isto apareceu no mais alto grau em Jesus Cristo, no qual Deus Se manifestou perfeitamente, e deu a conhecer os seus desígnios. Com efeito, Cristo, nosso Mestre e Senhor (12), manso e humilde de coração (13), atraiu e convidou com muita paciência os seus discípulos (14). Apoiou e confirmou, sem dúvida, com milagres, a sua pregação; mas para despertar e confirmar a fé dos ouvintes, e não para exercer sobre eles qualquer coacção (15). Censurou, é verdade, a incredulidade dos ouvintes, mas reservando para Deus o castigo, no dia juízo (16). Ao enviar os Apóstolos pelo mundo, disse-lhes: «aquele que acreditar e for baptizado, será salvo; quem não acreditar, será condenado» (Marc. 16,16). Mas Ele próprio, sabendo que a cizânia tinha sido semeada juntamente com o trigo, mandou deixar que ambos crescessem até à ceifa que terá lugar no fim das tempos (17). Não querendo ser um Messias político e dominador pela força (18), preferiu chamar-se Filho do homem, que veio «para servir e dar a sua vida para redenção de muitos» (Marc. 10, 45). Apresentou-se como o perfeito Servo de Deus (19), que «não quebra a cana rachada, nem apaga a mecha fumegante» (Mat. 12, 20). Reconheceu a autoridade civil e seus direitos, mandando dar o tributo a César, mas lembrando claramente que se deviam observar os direitos superiores de Deus: «dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus» (Mat. 22, 21). Finalmente, realizando na cruz a obra da redenção, com a qual alcançava para os homens a salvação e verdadeira liberdade, completou a sua revelação. Pois deu testemunho da verdade (20), mas não a quis impor pela força aos seus contraditores. O seu reino não se defende pela violência (21) mas implanta-se pelo testemunho e pela audição da verdade; e cresce pelo amor com que Cristo, elevado na cruz, a Si atrai todos os homens (22).

Os Apóstolos, ensinados pela palavra e exemplo de Cristo, seguiram o mesmo caminho. Desde os começos da Igreja, os discípulos de Cristo esforçaram-se por converter os homens a Cristo Senhor, não com a coacção ou com artifícios indignos do Evangelho, mas primeiro que tudo com a força da palavra de Deus (23). A todos anunciavam com fortaleza a vontade de Deus Salvador «o qual quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade» (1 Tim. 2, 4); ao mesmo tempo, respeitavam os fracos, mesmo que estivessem no erro, mostrando assim como «cada um de nós dará conta de si a Deus» (Rom. 14, 12) (24) e, nessa medida, tem obrigação de obedecer à própria consciência. Como Cristo, os Apóstolos sempre se dedicaram a dar testemunho da verdade de Deus, ousando proclamar diante do povo e dos chefes «com desassombro, a palavra de Deus» (Act. 4, 31) (25). Pois acreditavam firmemente que o Evangelho é a força de Deus, para salvação de todo o que acredita (26). E assim é que, desprezando todas as «armas carnais» (27), seguindo o exemplo de mansidão e humildade de Cristo, pregaram a palavra de Deus (28) com plena confiança na sua força para destruir os poderes opostos a Deus e para trazer os homens à fé e obediência a Cristo (29). Como o Mestre, também os Apóstolos reconheceram a legítima autoridade civil: «Não há nenhum poder que não venha de Deus», ensina o Apóstolo, que depois manda: «cada um se submeta às autoridades constituídas; ...quem resiste à autoridade, rebela-se contra a ordem estabelecida por Deus» (Rom. 13, 1-2) (30). Ao mesmo tempo, não temeram contradizer o poder público que se opunha à vontade sagrada de Deus: «deve-se obedecer antes a Deus do que aos homens» (Act. 5, 29) (31). Inúmeros mártires e fiéis seguiram, no decorrer dos séculos e por toda a terra, este mesmo caminho.
in DECLARAÇÃO DIGNITATIS HUMANAE
SOBRE A LIBERDADE RELIGIOSA

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12. Cfr. Jo. 13,13.
13. Cfr. Mat. 11,29.
14. Cfr. Mat. 11, 28-30; Jo. 6, 67-68.
15. Cfr. Mat. 9, 28-29; Mc. 9, 23-24; 6, 5-6; Paulo VI, Encíclica Ecclesiam suam, 6 agosto 1964: AAS 56 (1964), 642-643 p. 642-643.
16. Cfr. Mat. 11, 20-24; Rom. 12, 19-24; 2 Tes. 1, 8.
17. Cfr. Mat. 13,30 e 40-42.
18. Cfr. Mat. 11, 8-10; Jo. 6,15.
19. Cfr. Is. 42, 1-4.
20. Cfr. Jo. 18.37.
21. Cfr. Mat. 26, 51-53; Jo. 18,36.
22. Cfr. Jo. 12,32.
23. Cfr. 1 Cor. 2, 3-5; 1 Tes. 2, 3-5.
24. Cfr. Rom. 14, 1-23; 1 Cor. 8, 9-13; 10, 23-33.
25. Cfr. Ef. 6, 19-20.
26. Cfr. Rom. 1,16.
27. Cfr. 2 Cor. 10,4; 1 Tes., 5, 8-9.
28. Cfr. Ef. 6, 11-17.
29. Cfr. 2 Cor. 10, 3-5.
30. Cfr. 1 Ped. 2, 13-17.
31. Cfr. Act. 4, 19-20.

terça-feira, 2 de março de 2010

A Sociedade Mundial da Cegueira

Leonardo Boff
O poeta Affonso Romano de Sant'Ana e o prêmio Nobel de literatura, o portugues José Saramago, fizeram da cegueira tema para críticas severas à sociedade atual, assentada sobre uma visão reducionista da realidade. Mostraram que há muitos presumidos videntes que são cegos e poucos cegos que são videntes.

Hoje propala-se pomposamente que vivemos sob a sociedade do conhecimento, uma espécie de nova era das luzes. Efetivamente assim é. Conhecemos cada vez mais sobre cada vez menos. O conhecimento especializado colonizou todas as áreas do saber. O saber de um ano é maior que todo saber acumulado dos últimos 40 mil anos. Se por um lado isso traz inegáveis benefícios, por outro, nos faz ignorantes sobre tantas dimensões, colocando-nos escamas sobre os olhos e assim impedindo-nos de ver a totalidade.

O que está em jogo hoje é a totalidade do destino humano e o futuro da biosfera. Objetivamente estamos pavimentando uma estrada que nos poderá conduzir ao abismo. Por que este fato brutal não está sendo visto pela maioria dos especialistas nem dos chefes de Estado nem da grande mídia que pretende projetar os cenários possíveis do futuro? Simplesmente porque, majoritariamente, se encontram enclausurados em seus saberes específicos nos quais são muito competentes mas que, por isso mesmo, se fazem cegos para os gritantes problemas globais.

Quais dos grandes centros de análise mundial dos anos 60 previram a mudança climática dos anos 90? Que analistas econômicos com prêmio Nobel, anteviram a crise econômico-financeira que devastou os países centrais em 2008? Todos eram eminentes especialistas no seu campo limitado, mas idiotizados nas questões fundamentais. Geralmente é assim: só vemos o que entendemos. Como os especialistas entendem apenas a mínima parte que estudam, acabam vendo apenas esta mínima parte, ficando cegos para o todo. Mudar este tipo de saber cartesiano desmontaria hábitos científicos consagrados e toda uma visão de mundo.

É ilusória a independência dos territórios da física, da química, da biologia, da mecânica quântica e de outros. Todos os territórios e seus saberes são interdependentes, uma função do todo. Desta percepção nasceu a ciência do sistema Terra. Dela se derivou a teoria Gaia que não é tema da New Age mas resultado de minuciosa observação científica. Ela oferece a base para políticas globais de controle do aquecimento da Terra que, para sobreviver, tende a reduzir a biosfera e até o número dos organismos vivos, não excluidos os seres humanos.

Emblemática foi a COP-15 sobre as mudanças climáticas em Copenhague. Como a maioria na nossa cultura é refém do vezo da atomização dos saberes, o que predominou nos discursos dos chefes de Estado eram interesses parciais: taxas de carbono, níveis de aquecimento, cotas de investimento e outros dados parciais. A questão central era outra: que destino queremos para a totalidade que é a nossa Casa Comum? Que podemos fazer coletivamente para garantir as condições necessárias para Gaia continuar habitável por nós e por outros seres vivos?

Esses são problemas globais que transcendem nosso paradigma de conhecimento especializado. A vida não cabe numa fórmula, nem o cuidado numa equação de cálculo. Para captar esse todo precisa-se de uma leitura sistêmica junto com a razão cordial e compassiva, pois é esta razão que nos move à ação.

Temos que desenvolver urgentemente a capacidade de somar, de interagir, de religar, de repensar, de refazer o que foi desfeito e de inovar. Esse desafio se dirige a todos os especialistas para que se convençam de que a parte sem o todo não é parte. Da articulação de todos estes cacos de saber, redesenharemos o painel global da realidade a ser comprendida, amada e cuidada. Essa totalidade é o conteúdo principal da consciência planetária, esta sim, a era da luz maior que nos liberta da cegueira que nos aflige.

Leonardo Boff é Teólogo e autor de A nova era: a consciência planetária, Record (2007)
in http://alainet.org/active/36381&lang=es
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Roteiro de Leitura da Bíblia


Frei Fernando Ventura
O leitor não se encontra diante de mais um trabalho bíblico científico, mas sim de uma proposta de percorrer o Antigo e o Novo Testamento à luz de textos-chave contextualizados nas épocas históricas em que os autores dos 73 livros que compõem a Bíblia os escreveram.
Deste percurso ressalta a continuidade e a coerência da Palavra de Deus e do seu sempre reafirmado propósito de relação com os homens, do Génesis ao Apocalipse.
A Bíblia, que é a história de um povo e da sua relação com o seu Deus, contém elementos que a universalizam fazendo de cada homem um potencial destinatário.
O percurso de leitura aqui apresentado demonstra essa vertente, «apenas» exigindo, de quem lê, um grande espírito de liberdade e abertura para poder sentir, em toda a sua amplitude, o convite que lhe é feito a descobrir a sua própria relação com Deus, no aqui e agora da Vida.
O Roteiro de Leitura da Bíblia destina-se a crentes e não crentes e tem uma pujança própria que de algum modo desafia o leitor a questionar-se em muitos sentidos.
No «ROTEIRO DE LEITURA DA BÍBLIA», encontra o leitor os seguintes capítulos:

01. A Bíblia nasceu da vida...
02. A religião: ópio do povo ou neurose colectiva?
03. O código «secreto»
04. Como ler um texto bíblico
05. O Deus da Bíblia é o Deus da liberdade
06. O Génesis nas origens...
ou as saudades do paraíso futuro
07. A eco-espiritualidade de Génesis e Apocalipse 21
08. Israel no Egipto. Jehovah ou Javeh?
09. No meio da desgraça levanta-se
a voz dos profetas
10. Um Natal no deserto
11. As catequeses do Novo Testamento
O processo de composição dos Evangelhos
Lucas, o evangelho dos que ninguém quer
Quem se converte de facto, Paulo ou Pedro?
12. A família de Jesus...
Maria Madalena e os irmãos...
13. Mateus e Lucas,
dois mundos à procura de ser de Deus
O diabo do demónio ou um demónio dos diabos...
14. Maria, «deusa» ou modelo e exemplo de fé?
Um possível itinerário de fé, ou um itinerário de fé possível
A esperança que se faz certeza de fé e na fé
A fé que procura, na esperança, a sua certeza
A certeza da esperança realizada que canta a sua fé
A fé que se faz memória da relação que se constrói
A fé do discípulo que aponta o Mestre
A fé que vacila na caminhada e no seguimento.
O receio dos familiares de Jesus
O seguimento. Mesmo vacilando, vai até ao fim, de pé!
A certeza que de novo se faz esperança de fé
e gera novas experiências de fé

Conclusão
Apêndices
1. Evangelhos e Actos dos Apóstolos
2. A «Lectio Divina»
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see Deus é tudo menos tirano
and also Zimbórios
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segunda-feira, 1 de março de 2010

Bíblia mais antiga do mundo está online

O Codex Sinaiticus foi escrito em grego há mais de 1600 anos. Este livro foi totalmente digitalizado e está agora disponível online.

O projecto envolveu equipas britânicas, russas, alemãs, egípcias e dos EUA. O manuscrito estava disperso por quatro instituições (Biblioteca Britânica, Universidade de Leipzig, Mosteiro de Santa Catarina e a Biblioteca Nacional da Rússia) que colaboraram na digitalização, juntamente com outras entidades.

Todo o livro pode ser consultado num website. Além de transcrições e imagens de alta resolução, vai ser possível consultar traduções das passagens.

fonte: exame informatica

Pode ser consultada em:
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in Biovolts
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Anjos de Deus


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Não estaremos a complicar?
(ainda a propósito das diversas religiões e seitas)
Se todos acreditamos que Deus efectivamente nos ama,
Não nos tentará falar de diferentes formas?
E Jesus?
E Maria?
E os Anjos de Deus?

Manuel Filipe Santos
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Os Anjos de DeusPadre Marcelo Rossi
Composição: Eliseu Gomes
Se acontecer um barulho perto de você
é um anjo chegando para receber
suas orações e levá-las à Deus.
Então abra o coração e comece a louvar,
sinta o gozo do céu, se derrama no altar,
que um anjo já vem com a benção nas mãos.
Tem anjos voando neste lugar,
no meio do povo, em cima do altar,
subindo e descendo em todas as direções.
Não sei se a Igreja subiu ou se o céu desceu,
só sei que está cheio de anjos de Deus,
porque o próprio Deus está aqui.
(bis)
Quando os anjos passeiam a Igreja se alegra,
ela canta, ela chora, ela ri e congrega,
abala o inferno e dissipa o mal.
Sinta o vento das asas dos anjos agora,
confia irmão, pois é a tua hora,
a benção chegou e você vai levar.
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in http://letras.terra.com.br/padre-marcelo-rossi/47901/
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Coração Partido

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Minha Querida Xanoca,
AMO-TE!
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Meus queridos pais,
Amo-vos!
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Meu Deus,
ADORO-TE!
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Jesus,
Ajuda-me!
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São quase 4 da manhã e acordei sonhando que, num placard electrónico em Lisboa,
tinha publicado esta mensagem. Acabei de confirmar, com um especialista em publicidade, que foi mesmo um sonho. Está explicada esta publicação !?
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Manuel Filipe Santos,
Lisboa, 1 de Março de 2010.

Major Religions of the World

1. Christianity: 2.1 billion
2. Islam: 1.5 billion
3. Secular/Nonreligious/Agnostic/Atheist: 1.1 billion
4. Hinduism: 900 million
5. Chinese traditional religion: 394 million
6. Buddhism: 376 million
7. primal-indigenous: 300 million
8. African Traditional & Diasporic: 100 million
9. Sikhism: 23 million
10.Juche: 19 million
11.Spiritism: 15 million
12.Judaism: 14 million
13.Baha'i: 7 million
14.Jainism: 4.2 million
15.Shinto: 4 million
16.Cao Dai: 4 million
17.Zoroastrianism: 2.6 million
18.Tenrikyo: 2 million
19.Neo-Paganism: 1 million
20.Unitarian-Universalism: 800 thousand
21.Rastafarianism: 600 thousand
22.Scientology: 500 thousand
in http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html
see http://www.religion-cults.com/

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Uma Flor para a Madeira


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É sobretudo em dias como o de hoje
que sinto verdadeiramente orgulho
em ser Português.

Magnífico espectáculo!

Força, Madeira!
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Pordata

O sociólogo António Barreto aponta ao Executivo "fortíssimas" tentativas de controlo da opinião pública através de uma agenda política organizada "à volta do Governo", sustentando que esta é uma realidade da última década e meia. A análise surge numa entrevista à Agência Lusa, a propósito da apresentação da Pordata, base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Bem-vindo à Pordata,
a Base de Dados sobre Portugal Contemporâneo.

A PORDATA é um serviço público de informação estatística criado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e à disposição de todos os interessados.
Aqui encontrará milhares de estatísticas e indicadores sobre os mais diversos aspectos da realidade portuguesa.
Existem várias maneiras de procurar a informação desejada. É possível fazer uma busca por palavra-chave, como no Google, no Yahoo, no Bing e noutras ferramentas similares.
Pode-se aceder por etapas, o que permite visualizar várias possibilidades e ir seleccionando o que se pretende.
O portal permite ainda executar consultas avançadas, incluindo através da selecção de intervalos de tempo ou de anos específicos.
Poderá finalmente efectuar os cálculos que quiser e criar os seus próprios indicadores.
Convidamo-lo a explorar este portal e experimentar todas as suas possibilidades: poderá assim compreender melhor um país que nem todos conhecem, o dos factos.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos agradece todos os comentários, sugestões e críticas.

António Barreto
Presidente do Conselho de Administração
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Visit http://www.pordata.pt/
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Angelus


Papa convida cristãos a meditarem
Palavra de Deus nesta quaresma
Da Redação, com Rádio Vaticano

Com a conclusão neste sábado, 27, dos exercícios espirituais de Quaresma, junto a seus colaboradores, o Papa Bento XVI retornou neste domingo, 28, às suas atividades públicas, comparecendo à Praça São Pedro para rezar o Angelus com os fiéis.

Neste segundo domingo de Quaresma, o Papa discorreu sobre o episódio da Transfiguração, inspirando-se na liturgia de hoje, que reflete sobre o convite do Mestre, assim como consta no Evangelho de São Lucas: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me!" (Lc 9,23). "Este foi um evento extraordinário; um encorajamento na sequela de Jesus", disse Bento XVI.

Neste período de Quaresma, o Papa convidou todos a meditar assiduamente sobre o Evangelho. "Jesus é a única voz que devemos ouvir, a única que devemos seguir. A sua Palavra, seja o critério que guia a nossa existência", destacou Bento XVI.

O Santo Padre pediu ainda aos pastores que neste Ano Sacerdotal, "sejam realmente permeados pela Palavra de Deus, a conheçam profundamente e amem-na ao ponto que lhes dê vida e forme seu pensamento".

Iraque

Após a reflexão litúrgica e a oração mariana, o Papa dirigiu palavras de apelo às autoridades iraquianas e à comunidade internacional, em relação à delicada fase política que o Iraque está atravessando.

Aos políticos, o Pontífice pediu que façam todo esforço possível para que a população se sinta segura, de modo especial as minorias religiosas, mais vulneráveis.

Representantes e religiosos da Igreja iraquiana e de outras Igrejas do Oriente Médio encontraram-se esta manhã na Praça São Pedro para se manifestar em favor dos cristãos perseguidos, antes da oração do Angelus.

Dirigindo-se a eles, o Papa exortou também a comunidade internacional a esforçar-se em prol de um futuro de reconciliação e de justiça para os iraquianos, e invocou de Deus, todo-poderoso, o dom precioso da paz.

Bento XVI disse ter recebido com profunda tristeza as trágicas notícias de assassinatos de cristãos na cidade de Mossul e ter acompanhado com muita preocupação outros episódios de violência perpetrados contra pessoas indefesas, de diversas pertenças religiosas, no Iraque.

O Pontífice esclareceu que sua preocupação é por todas as pessoas injustamente perseguidas, não apenas pelos católicos. Bento XVI, que passou a última semana em retiro com a Cúria, revelou ter rezado bastante por todas as vítimas daqueles atentados. Neste sentido, disse unir-se à oração pela paz e pelo retorno da segurança, promovida pelo Conselho de Bispos de Nínive; e animou as comunidades cristãs do Iraque a “não se cansarem de ser fermento de bem pela pátria à qual, há séculos, pertencem plenamente”.

Enfim, Bento XVI alertou os políticos do país para que não cedam à tentação de priorizar interesses temporários e parciais em detrimento da incolumidade e dos direitos fundamentais da cidadania.

Chile

Em seguida, Bento XVI manifestou seu pesar pelas vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que abalou o Chile no sábado, 27, e afirmou sentir-se próximo das pessoas atingidas pela grave calamidade. O Papa pediu orações e solidariedade, garantindo o apoio das organizações eclesiásticas às vítimas.
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Domingo, 28 de fevereiro de 2010, 10h33
Bento XVI manifesta pesar por terremoto no Chile
e pede orações
Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI manifestou neste domingo, 28, seu pesar às vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que abalou o Chile no sábado, 27. O país conta com mais de 300 mortos até o momento.

O Santo Padre disse sentir-se próximo das pessoas atingidas pela grave calamidade; e implorou a Deus que lhes alivie o sofrimento e os encoraje, neste momento tão adverso. “Me sinto particularmente próximo à amada população chilena afetada por um grande terremoto em seu país. Em um momento como este, brota naturalmente uma oração ao Senhor para as vítimas de uma mensagem de encorajamento a todos para superar esta grande prova", ressaltou.

O Papa pediu orações e solidariedade, garantindo o apoio das organizações eclesiásticas às vítimas.
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Citizen of the Universe or Deceived by Satan?

Many people from across the world appreciate, respect and understand my work, but recently quite a few contacted my gallery with a complaint that I painted ’’Enlightenment’’, a story about a Hindu swami. Their irate comments are mostly coming from fundamentalist Christians who do not accept any themes apart from their own approved biblical characters. Their concern is that I got deceived by the Devil who allegedly sent a Hindu swami across the whole world as counterfeit to Jesus’s model. Ironically, both models for Jesus and the monk paintings came through my very front door almost miraculously. They are saddened, because they are convinced that I had lost my discernment between good and evil. Other groups of Christians accused me of the same in the past when I chose to paint even Jesus. A few even suggested that I should burn all my paintings and writings. These people fail to comprehend that I am a journalist visionary artist who paints diverse cultures, faiths and realities from both the visible and non visible realms. I am still learning and discovering new cultures, but I can assure you that the monk is no different from all of us who are seeking god and the truth. In fact, he is one of the most humble, friendly, accepting and giving individuals I have ever met in my life, and during the four days he stayed with us, I found out that he was an answer to my prayer; for the past year I had been seeking to learn about different traditions and indigenous cultures from around the world. I have been growing as an individual, and my understanding on life has significantly widened in ways I cannot describe, and only through my art can I fully reveal my new perspectives. I am a citizen not only of this whole, but of the whole universe, and I will continue expressing all of its faces, personalities and emotions. As someone said: ‘’Even the stopped clock can show the correct time twice a day’’, I choose to be outside the time and robotic limitations of this finite world’s alarm clock.

in http://akiane.com/blog/?p=93