"Ajoelhar? Um homem só se ajoelha perante Deus, que está acima dele, todos os outros homens são irmãos. Ninguém tem de ajoelhar-se diante de ninguém. Beijar a mão, isso pode-se beijar a mão a um pai e a uma mãe. Agora eu não sou pai dos Portugueses, sou irmão deles. Portanto mais ninguém me vai beijar a mão. Um Português que estime outro Português aperta-lhe a mão. É com um leal aperto de mão que exprime a sua amizade."
“Obrigada querido Papa Francisco pelas grandes lições de fé, de confianca, de amor, de entrega e de humildade que nos dás! Nossa Senhora te proteja sob o seu manto sagrado! Oremos pelo Santo Padre e com ele!”
Deus não existe para mim na ponta de uma espada afiada,
nem nos lábios de um evangelista do ódio, espumando de raiva enquanto prega.
Nem nas chamas vorazes de uma tocha erguida por um fanático em marcha,
nem em qualquer dogma embebido no antigo veneno da culpa e da vergonha de si mesmo.
O divino não existe para mim em lugar algum onde feridas estejam a ser causadas em seu nome.
Não sei bem como tudo isto funciona, mas nunca encontrei muito de Deus nas imponentes hierarquias de poder sem controlo.
O Grande Mistério não é um chicote a estalar, nem uma bandeira, nem um manifesto na internet, nem um dedo apontado, nem um partido político, nem uma linha divisória, nem uma caixa de munições, nem um carro desportivo conduzido por um pregador televisivo, nem um género específico, nem uma fogueira de livros.
A Criação é mais florista do que fundamentalista.
A Tecelã da Vida está mais interessada em coser-nos uns aos outros numa manta comum do que em separar-nos em recipientes metálicos.
Entrar em relação com o Amor Sem Fim não deveria exigir que nos odiássemos a nós próprios.
Pelo contrário,
deveria ser exatamente o oposto.
Conhecermo-nos é conhecer Deus.
Amarmo-nos é amar Deus.
Meu amor,
eu acredito que o divino está praticamente em toda a parte,
exceto nas areias envenenadas, lentamente tóxicas, do medo e do controlo,
onde tantos construíram templos para que os adoremos por dentro.
Nesses lugares,
sou ateu.
Mas em todo o resto,
há tanto solo fértil
onde podemos deixar crescer livremente os girassóis da empatia nos espaços que existem entre nós.
E ouvi dizer que, se permanecermos quietos
e escutarmos com muita atenção,
esses girassóis evangelizadores sussurrarão a cada um de nós um segredo que já conhecíamos quando ainda estávamos a cozinhar no ventre cósmico:
Celebra-se a Festa da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira do Reino de Portugal, desde o dia 8 de Dezembro do ano de 1325, por decisão unânime do Conselho do Cabido, das Pessoas Virtuosas e versadas em Letras Teológicas, reunidas em Coimbra por Ordem do Bispo D. Raimundo a pedido da Rainha Santa Isabel. No entanto, só no dia 25 de Março de 1646 é que o Rei D. João IV decidiu consagrar o país a Nossa Senhora da Conceição, após a Restauração da Independência, e desde então nunca mais os Reis Portugueses voltaram a colocar a Coroa na cabeça.
[...] Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei. E penso se na minha voz, aparentemente tão pouca coisa, não incarna a substância de milhares de vozes, a fome de milhares de vidas, a paciência de milhões de almas submissas como a minha no destino quotidiano, ao sonho inútil, à esperança sem vestígios. Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior. Sinto na minha pessoa uma força religiosa, uma espécie de oração, uma semelhança de clamor. [...]
s.d.
Livro do Desassossego. Vol.II. Fernando Pessoa. (Organização e fixação de inéditos de Teresa Sobral Cunha.) Lisboa: Presença, 1990.
Já tinha visto este filme, baseado na incrível história da família BEAM, há uns tempos e adorei rever na AXN White. Passou ontem, dia 2 de Dezembro, às 23h51. Recomendo! 🙏
"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" Rom 10:13
O Evangelho é acessível a todos — Moisés assim descreve a justiça que vem da Lei: "Quem praticar os preceitos da Lei, viverá por meio deles." Mas a justiça que vem da fé diz o seguinte: "Não pergunte a si mesmo: ‘Quem subirá ao céu?’ Isto é: para fazer Cristo descer. Ou: ‘Quem descerá ao abismo?’ Isto é: para fazer Cristo subir dos mortos." Mas, afinal, o que diz a Escritura? "A palavra está perto de você, em sua boca e em seu coração." Isto é: a palavra da fé que nós pregamos. Pois se você confessa com a sua boca que Jesus é o Senhor, e acredita com seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo. É acreditando de coração que se obtém a justiça, e é confessando com a boca que se chega à salvação. De fato, a Escritura diz: "Todo aquele que acredita nele, não será confundido." Não há distinção entre judeu e grego, pois ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que o invocam. Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor, será salvo.
«Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor.
Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for.
Quero brincar de manhã à noite, seja no que for.
Quando for grande, quero ser um brincador. (…)
A mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: “é assim a vida”. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.
A vida é assim? Não para mim.
Quando for grande, quero ser brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta.
Na minha sepultura, vão escrever: “Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.»
Álvaro Magalhães, in 𝘖 𝘉𝘳𝘪𝘯𝘤𝘢𝘥𝘰𝘳
Imagem de John Henry Hintermeister (Suiça,1869-1945)