quinta-feira, 25 de março de 2021

Festa da Anunciação



Tropário da Anunciação (4º Tom).

“Hoje é o prelúdio da nossa Salvação e a manifestação do Mistério preparado desde a eternidade: o Filho de Deus torna-se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça. Por isso, com ele clamamos à Mãe de Deus: Salve, ó Cheia de Graça, o Senhor é contigo!”

Faça-se em mim segundo a tua palavra: porei ao mundo aquele que não tem corpo e que de mim tomará carne, para reconduzir o homem à sua primitiva dignidade, pois somente ele pode fazê-lo, mediante esta união.”

O evento que celebramos no dia 25 de março aconteceu em Nazaré, no Oriente. É compreensível, pois, que tal festa tenha começado a ser celebrada ali. Foi introduzida em Roma, posteriormente, pelo papa Sérgio I, já por nós citado, um siciliano de origem síria e de cultura grega.

O belíssimo hino Acatisto, em honra à Mãe de Deus, tão apreciado pela piedade popular bizantina há cerca de treze séculos, e que agora começa a ser conhecido também no Ocidente, está presente em diversos trechos do Ofício da festa, como, por exemplo, no proêmio que precede as vinte e quatro estrofes do hino, ou no Kondákion (8º tom) cujo texto transcrevemos em seguida:

Kondákion da Anunciação (8º tom)

"Nós, teus servos, ó Mãe de Deus, te conferimos os lauréis da vitória, penhor de nossa gratidão, como a um general que combateu por nós e nos salvou de terríveis calamidades. E, como tens um poder invencível, livra-nos dos perigos de toda espécie para que te aclamemos: Salve, Virgem Imaculada!"

fonte: WhatsApp (Shantivanam-inter-fé)

Sem comentários:

Enviar um comentário