Marcos Monteiro |
Uma solução cristã para o enigma hindu
Abhishiktananda acreditava que a Trindade resolve o problema do Um e dos Muitos. Na perspectiva da Trindade, podia ser compreendida a antinomia do an-eka e do Advaita, o não-um e o não-dois, que obcecou os videntes indianos por milênios. A doutrina da Trindade nos ajuda a evitar tanto o dualismo quanto o monismo. A Palavra está tanto com Deus como sendo Deus mesmo. Se o Verbo é Deus, não podemos dizer dois (num sentido numérico) do Verbo e do Pai; não há lugar para qualquer divisão ou dualidade (Dvaita) de qualquer tipo. Mas se a Palavra está com Deus, então Deus também não é uma mera mônada. Da mesma forma, a falta de distinção entre Brahman e o mundo não significa necessariamente sua identidade.
Abhishiktananda afirma:
“Entre Deus e a pessoa humana não há nada que possa ser contado. Não digo que o ser humano seja Deus ou que Deus seja o ser humano, mas nego que o ser humano mais Deus sejam dois.”
(Abhishiktananda, citado por Panikkar 1998:151)
fonte: Marcos Monteiro
E eu acrescentei:
"Para que eles sejam um; assim como Tu, oh Pai, és em Mim, e Eu em ti, que eles também sejam um em Nós: para que o mundo creia que Tu Me enviaste. E a glória que Tu me deste, Eu tenho dado a eles; para que eles sejam um, assim como Nós somos um".
João 17:21,22
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