quinta-feira, 28 de abril de 2022

sobre a Trindade

Marcos Monteiro

Trindade

Uma solução cristã para o enigma hindu


Abhishiktananda acreditava que a Trindade resolve o problema do Um e dos Muitos.  Na perspectiva da Trindade, podia ser compreendida a antinomia do an-eka e do Advaita, o não-um e o não-dois, que obcecou os videntes indianos por milênios.  A doutrina da Trindade nos ajuda a evitar tanto o dualismo quanto o monismo.  A Palavra está tanto com Deus como sendo Deus mesmo.  Se o Verbo é Deus, não podemos dizer dois (num sentido numérico) do Verbo e do Pai;  não há lugar para qualquer divisão ou dualidade (Dvaita) de qualquer tipo.  Mas se a Palavra está com Deus, então Deus também não é uma mera mônada.  Da mesma forma, a falta de distinção entre Brahman e o mundo não significa necessariamente sua identidade.  


Abhishiktananda afirma:


 “Entre Deus e a pessoa humana não há nada que possa ser contado.  Não digo que o ser humano seja Deus ou que Deus seja o ser humano, mas nego que o ser humano mais Deus sejam dois.”


 (Abhishiktananda, citado por Panikkar 1998:151)


fonte: Marcos Monteiro


E eu acrescentei:

"Para que eles sejam um; assim como Tu, oh Pai, és em Mim, e Eu em ti, que eles também sejam um em Nós: para que o mundo creia que Tu Me enviaste. E a glória que Tu me deste, Eu tenho dado a eles; para que eles sejam um, assim como Nós somos um". 

João 17:21,22

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