sábado, 18 de junho de 2022

O Corpo de Cristo e o Mistério Cristão da Eucaristia

Marcos Mohan Monteiro

O Corpo de Cristo. 

O Mistério Cristão ( Eucaristia )

por Dom Bede Griffiths


O mistério do reino de Deus se revela, portanto nas doutrinas da Trindade e da Encarnação, mas toda religião precisa não só de uma doutrina mas também de um ritual. Uma ação ritual é a que simboliza um Mistério Divino como o da Eucaristia.

Como sabe todo cristão, na véspera da crucificação Jesus tomou o Pão e Vinho, abençoou-os e os deu aos discípulos numa ação ritual, dizendo-lhes para repeti-la em sua memória ( I Cor11, 23,26). Esta ação simbolizou o mistério da morte e ressureição. A vida divina se torna presente entre os homens, sob os símbolos do pão e vinho a eterna Sabedoria que se dá como alimento aos seres humanos, o mistério do amor divino que se oferece em sacrifício ao mundo. Isto por sua vez é um símbolo do fato de que o Mistério divino se acha presente em toda a parte – na terra e seus produtos, onde quer que seres humanos se encontrem e partilhem uma vida comum, em todo gesto de amor não egoísta.

A igreja como instituição visível é constituída pela Eucaristia, pois neste sentido é simplesmente a comunidade dos que reconheceram a presença da vida divina, no Reino de Deus em Jesus, e que se reúnem para partilhar de tal vida na refeição ritual que ele instituiu.

Mas é claro que a vida divina está longe de limitar-se à Eucaristia. Está presente em todas as coisas, em toda religião e em todo coração humano. A Eucaristia é o ‘’sacramento” da vida divina. O sinal externo e visível do mistério, instituído por Cristo, e a própria igreja é o “ Sacramento” do reino de Deus, o sinal da presença de Deus sobre a terra. Tem o valor de um sinal, de algo que dá a conhecer o mistério oculto. A doutrina, ritual e organização humana. Mas há sempre o perigo de que tais sinais venham a ser tomados pela realidade, o humano faça sombra ao divino, e a organização sufoque o Espírito que está destinada a servir.

Qual é então a Verdade essencial expressa pela doutrina ritual e organização eclesiástica? Se tentamos pôr isto em palavras, podemos dizer que é a presença da vida divina entre os homens, do mistério infinito e transcendente do ser manifestando-se na pessoa de Jesus Cristo. Nesta revelação o mistério se revela como um amor eterno que surge das profundezas do ser na Divindade e se manifesta na total entrega de si de Jesus crucificado e na comunicação deste amor aos homens no Espírito.

fonte: Marcos Monteiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário