sábado, 6 de agosto de 2022

Cuidar de si mesmo


 
Há momentos em que sua alegria produz um sorriso. 

Também há ocasiões em que o sorriso produz relaxamento, calma e alegria. 


Eu não espero até que haja alegria em mim para sorrir; a alegria virá mais tarde. 


Às vezes, quando estou sozinho em meu quarto no escuro, pratico sorrir para mim mesmo. 


Eu faço isso para ser gentil comigo mesmo, para cuidar bem de mim, para me amar. 


Sei que se não posso cuidar de mim, não posso cuidar de mais ninguém.


Ser compassivo consigo mesmo é uma prática muito importante. 

Quando estiver cansado, com raiva ou em desespero, você deve saber como voltar para si mesmo e cuidar do seu cansaço, da sua raiva e do seu desespero. 


É por isso que praticamos sorrir, caminhar, respirar e comer com atenção.


Thich Nhat Hanh, em "Be Free Where You Are".

Sem comentários:

Enviar um comentário