domingo, 30 de julho de 2023

foi preciso um acidente...

Na madrugada do passado dia 22 de julho, a minha mãe teve uma queda bastante grave, com traumatismo cranioencefálico e fratura do úmero. Teve alta dois dias depois e hoje estamos em sua casa, ainda com o braço direito imobilizado e sobre vigilância do seu comportamento por causa do traumatismo que sofreu. Anteontem, na sequência deste triste evento, pelas 23h e picos, vivi uma das cenas mais violentas de toda a minha vida. Não vou aqui registar os pormenores porque são para mim demasiadamente graves mas nunca os esquecerei apesar de os ter automaticamente perdoado. No entanto, devo confessar que pude presenciar o "mal" encarnado, o mal em acção, a maior agressividade e falta de humildade. Aprendi uma grande lição. Perante tamanha violência, vou adoptar para o futuro a seguinte atitude: Ninguém tem o direito de me insultar. Se o fizer, terminarei imediatamente o diálogo. Argumentar com o "mal" é uma batalha perdida. Assim, informarei que na impossibilidade de se continuar um diálogo com educação, serei obrigado a ligar o gravador do telemóvel para registar toda a agressão que será posteriormente apresentada como suporte a uma queixa por difamação e injúria. Tal foi o nível de violência a que fomos submetidos.

O lado bom de toda esta situação, foi que pela primeira vez na minha vida, rezei com a minha mãe um terço; com ela que me ensinou a primeira oração de que me lembro:

   Anjo da Guarda, minha companhia,
guardai a minha Alma,
de noite e de dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário