terça-feira, 1 de julho de 2025

Devoção da primeira sexta e primeiro sábado

 


A devoção da Primeira Sexta-feira e do Primeiro Sábado são práticas católicas que visam honrar o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, respectivamente, como forma de reparação pelos pecados e ingratidões da humanidade.

Devoção da Primeira Sexta-feira

Origem

A devoção à Primeira Sexta-feira do mês tem suas raízes nas aparições de Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque no século XVII, na França. Jesus revelou a ela o Seu Sagrado Coração, que estava ardendo em amor pela humanidade, mas também ferido pela ingratidão dos homens. Ele fez 12 grandes promessas àqueles que praticassem essa devoção, sendo a mais conhecida a garantia da perseverança final e da salvação eterna para quem comungasse nas nove primeiras sextas-feiras consecutivas com a devida intenção.

Significado

Essa devoção é um convite à meditação sobre o amor infinito de Jesus, que se entregou na cruz por nós, e um ato de reparação pelas ofensas cometidas contra o Seu Sagrado Coração. É um dia para celebrar o extremo do amor de Jesus e expressar nossa gratidão e consolo a Ele.

Como praticar

Para praticar a devoção da Primeira Sexta-feira, recomenda-se:

 * Participar da Santa Missa e receber a Sagrada Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês, por nove meses consecutivos.

 * Ter a intenção de honrar o Sagrado Coração de Jesus e reparar as ofensas contra Ele.

 * A confissão sacramental também é fortemente recomendada para estar em estado de graça.

Devoção do Primeiro Sábado

Origem

A devoção dos Cinco Primeiros Sábados é parte integrante da Mensagem de Fátima. Nossa Senhora apareceu à Irmã Lúcia em Pontevedra, Espanha, em 10 de dezembro de 1925, acompanhada pelo Menino Jesus. Eles pediram a prática dessa devoção como forma de reparar o Imaculado Coração de Maria, ferido pelas blasfêmias e ingratidões dos homens. Os cinco sábados correspondem a cinco tipos de ofensas cometidas contra o Coração Imaculado de Maria.

Significado

Essa devoção é um ato de desagravo e consolo ao Imaculado Coração de Maria, que sofre com as ofensas contra sua Imaculada Conceição, sua Virgindade, sua Maternidade Divina, contra aqueles que procuram infundir nas crianças a indiferença e o desprezo pela Virgem, e contra suas imagens. Nossa Senhora prometeu que assistiria na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, àqueles que praticassem essa devoção.

Como praticar

Para praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados, é necessário cumprir quatro condições, por cinco meses consecutivos, com a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria:

 * Confissão Sacramental: Confessar-se, de preferência no primeiro sábado, ou nos dias próximos a ele (até oito dias antes ou depois), com a intenção reparadora.

 * Comunhão Reparadora: Receber a Sagrada Comunhão no primeiro sábado. Se, por justo motivo, não for possível no sábado, pode ser no domingo seguinte, com permissão do sacerdote.

 * Rezar o Terço: Recitar o Santo Terço.

 * Meditar por 15 minutos: Fazer companhia a Nossa Senhora, meditando durante quinze minutos sobre um ou mais mistérios do Rosário, com a mesma intenção de desagravo.

Ambas as devoções são poderosos meios de crescimento espiritual, aproximação de Jesus e Maria, e de intercessão pela salvação das almas e a paz no mundo.


fonte: Gemini

referências: AVVD



Sem comentários:

Enviar um comentário